Campanha para troca de óleo de cozinha arrecadou 614 litros em março e abril

A campanha para troca de óleo usado por novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou 614 litros de óleo usado nos meses de março e abril. A ação que visa promover atitudes sustentáveis, conta com o apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo evitar o descarte incorreto de óleo usado, que pode causar diversos impactos ambientais, para fazer o descarte corretamente. Para isso, a cada 4 litros de óleo de cozinha usado entregue no Eco ponto, situado na Prefeitura Municipal, é entregue uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.

Segundo o Setor de Meio Ambiente, os dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

O Setor ainda explica que uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.