Decreto da Prefeitura recomenda uso de máscara para toda população

A recomendação para que as máscaras sejam utilizadas pela população para qualquer deslocamento ou em ambientes públicos, vem sendo feita reiteradamente pelos profissionais da Saúde de Marapoama e de todo mundo. Nessa segunda-feira, dia 04 de maio, a pedido dos profissionais de Saúde de Marapoama, foi afixado um Decreto recomendando que durante a circulação de pessoas no âmbito do Município de Marapoama, deve-se observar os cuidados de saúde durante o exercício de atividades essenciais, observando o uso permanente de máscaras faciais, artesanais ou não, para proteção contra a epidemia provocada pelo Novo Coronavírus (COVID-19).

Com o decreto, a Administração Municipal objetiva a intensificação das medidas de proteção sanitária entre a população. As máscaras para uso não profissional, de tecido, são eficientes para a proteção pessoal durante os deslocamentos que sejam extremamente necessários. As demais orientações sobre o isolamento social e o distanciamento controlado permanecem de acordo com o Decreto do Governo do Estado e devem ser observadas por todos para o enfrentamento à COVID-19.

A Prefeitura de Marapoama, através de uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, que conta com a ajuda de voluntários, está confeccionando máscaras nas máquinas de costura do Órgão Gestor e de voluntários em suas próprias residências para distribuir para a população. A iniciativa também contou com a ajuda da Congregação Cristã do Brasil que cortou todo o tecido nas especificações corretas para a costura das máscaras.

Apesar de Marapoama não contar com nenhum caso confirmado de COVID19, a Prefeitura vem desinfetando duas vezes por semana todas as ruas, avenidas e locais públicos do município com água e cloro, principalmente nas imediações da Unidade de Saúde, que também recebeu um moderno equipamento de desinfestação das mãos.

De acordo com os profissionais da Unidade Saúde, as máscaras de tecido foram aprovadas por instituições nacionais e internacionais como protetores eficientes no combate à COVID-19. As máscaras de panos são reutilizáveis, basta lavar com água, sabão e algum desinfetante, como a água sanitária e colocar no sol par secar que estará novamente higienizada para o uso.