Prefeitura de Marapoama utiliza triturador para dar destinação correta aos galhos de árvores

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, realizou um trabalho de trituração de galhos. A máquina usada para realizar o serviço, fez a trituração dos galhos provenientes das podas das árvores feitas pelos moradores e pela própria prefeitura.

A intenção foi a de dar um destino correto aos troncos, galhos e folhas que seriam descartados em locais impróprios. "É importante ressaltar os benefícios ambientais do reaproveitamento desse material", comentou a encarregada pelo Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, ao destacar que a trituração agiliza o processo de decomposição dos galhos que acaba sendo bem mais rápido do que o tradicional, fazendo o resíduo produzido a partir da trituração ser transformado em compostagem.

De acordo com o prefeito Macio Perpetuo Augusto, o triturador ajuda muito na redução do volume obtido com as podas fazendo a retirada mais rápida, evitando o acumulo de água entre os galhos e evitando a formação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue. "Em conjunto com o triturador de galhos já está o caminhão de coleta para o transporte e a destino adequado. Com isso estamos resolvendo vários problemas ambientais. Antes os galhos eram depositados em qualquer local ou deixados no meio da rua sem nenhuma organização", disse Márcio, ao concluir explicando que o material triturado pode ser aplicado diretamente no solo, pois ajuda a manter a umidade, dificulta a germinação de plantas daninhas e com a sua decompostagem, transforma-se em adubo orgânico.