Marapoama mantem a Coleta Seletiva de Lixo todas terças-feiras direto nas residências

O Setor Municipal de Meio Ambiente de Marapoama em parceria com a Empresa Recicla, mantem sistema de Coletiva Seletiva de Lixo todas as terças-feiras direto nas residências. Na manhã de todas as terça-feira, todos os domicílios de Marapoama recebem a visita do caminhão de coleta dos materiais recicláveis e um saco plástico de cor azul para armazenar os materiais recicláveis para descarte na outra semana. Nesse saco plástico devem ser depositados papeis, papelão, jornal, livros, revistas em geral, garrafas plásticas, plásticos em geral e latinhas de alumínio e ferro. Vidros ainda não são recolhidos.

Na próxima terça-feira, a partir das 07:00 horas, tem início a mais um dia de coleta seletiva. Coloque o saco na porta e os catadores passaram recolhendo o saco com reciclável e deixando um novo saco azul para a coleta do reciclável na próxima semana.

A coleta seletiva de recicláveis traz diversos benefícios, entre eles, a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais, além da menor poluição do solo, da água e do ar, melhora a limpeza da cidade, prevenção de enchentes e, principalmente, que os materiais descartados incorretamente possam se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Virus e Chikungunya.

Como benefícios econômicos, podemos citar a diminuição de desperdícios, menos custos com produção, menor gasto com limpeza urbana, além de geração de empregos e renda por meio da reciclagem.