Saúde intensifica ações de combate à dengue em Marapoama

Como a incidência de circulação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, aumenta durante o período das chuvas, a Coordenadoria Municipal de Saúde intensificou os trabalhos para garantir o controle da doença. Os ovos do mosquito duram até um ano e quando o clima esquenta podem permitir o nascimento do mosquito. "Há casos de dengue durante o ano inteiro e o resultado é fruto dos cuidados que tomarmos. Se no outono e inverno já temos que pegar uma escova e limpar calhas, baldes e pneus para não permitir o acúmulo de água parada, no período do verão e primavera temos que intensificar esses cuidados. Os ovos estão ali, mesmo que muitas vezes sejam imperceptíveis", alertou a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, ao destacar que está sendo realizado ações de combate à dengue em toda a cidade. "A intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti acontece diariamente com equipes fazendo visitações casa a casa e com uma equipe de verificação em terrenos baldios, ruas, praças e prédios públicas".

Os agentes orientam e esclarecem as dúvidas, de maneira a conscientizar os moradores para que evitem a criação de criadouros do mosquito. Além disso, os agentes, junto aos moradores, procuraram dar fim à criadouros dentro das residências, visto que cidades da nossa região está apresentando infestação do mosquito de acordo com o estudo LIRAa, divulgado nesse mês de fevereiro.

A maior prevalência de larvas do Aedes é em recipientes móveis, chegando a 1,4 criadouros por casa vistoriada. Os depósitos elevados e não elevados, bem como os recipientes naturais e pneus apresentaram índices pouco expressivos, mas também é preciso manter atenção a esses locais, impedindo o acúmulo de água.

A maior prevalência de larvas do Aedes é em recipientes como vasos, comedouros e bebedouros de animais domésticos. Os depósitos elevados e não elevados, bem como os recipientes naturais e pneus apresentaram índices pouco expressivos, mas também é preciso manter atenção a esses locais, impedindo o acúmulo de água.