Carreta do Hospital de Amor realiza exames gratuitos no município

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, recebeu na manhã da última segunda-feira, dia 16 de dezembro, Durante a estada em Marapoama, os profissionais da Carreta de Amor ofereceu para a população exames gratuitos de Papanicolau para as mulheres e PSA para os homens. Ao todo foram realizados 50 Papanicolau e 50 PSA.

A Carreta do Amor, que percorre todo o Brasil, esteve no município durante todo o período da manhã.

A ação teve como objetivo conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo e câncer de próstata. O Papanicolau é um exame que busca diagnosticar o câncer de colo de útero e o PSA é um exame que busca a detecção do câncer de próstata por meio de amostra sanguínea

Os procedimentos gratuitos foram realizados por uma unidade móvel do Hospital do Amor de Barretos. Não foi necessário encaminhamento médico e os interessados se inscreveram na Unidade Básica de Saúde (UBS), com cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço.

O requisito para as mulheres que fizeram o papanicolau foi ter idade entre 25 e 64 anos e os homens idade entre 50 a 69 anos para o exame de próstata. A entrega dos resultados ocorrerá após análise laboratorial no Hospital do Amor.