Outubro Rosa: Prefeitura e Saúde realizam programação especial

A Prefeitura de Marapoama, através de sua Coordenadoria Municipal de Saúde realiza hoje, um dia de atividades com uma extensa programação em comemoração ao Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Os eventos começam as 08:00 horas, na Praça da Independência, em frente ao Pronto Socorro, atividades e exercícios físicos com a fisioterapeuta Lucilene Pascoal, as 10:00 horas, dicas de alimentação com a nutricionista Daiane Vergílio e, as 11:00 horas, palestra sobre autoexame com as enfermeiras Maria Raquel Bernardo Soares e Cláudia Bastreghi.

Além das palestras e atividades, a Dra. Pamela estará realizando os exames de Papanicolau das 08:00 horas às 13:00 horas. Os exames serão realizados na USF - Unidade de Saúde da Família (Pronto Socorro).

Segundo a coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso, muitas vezes a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame ou até mesmo pelo exame médico. "Quanto antes houver a descoberta, maiores serão as chances de sucesso do tratamento", disse a coordenadora, ao relembrar da necessidade de atenção sobre a doença. "As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É claro que somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia".

Para o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, é muito importante o envolvimento da população com a prevenção. "É muito bom participar e ver de perto um movimento como este. Parabéns aos organizadores por essa grande ação de conscientização que irá acontecer em nosso município".