Projeto Justiça Restaurativa fortalece vínculos escolares e familiares em Marapoama

Com o objetivo de divulgar o Projeto de Justiça Restaurativa e de fortalecer os vínculos escolares e familiares, a Escola Faride Aborihan foi palco nesse mês de setembro, de encontros dos pais de alunos com a Equipe de Justiça Restaurativa e direção da Rede Municipal de Ensino. Os pais participaram de encontros com a coordenadora Miriam Verginia Andrela, psicóloga e facilitadora Ana Paula Wolke e psicopedagoga e facilitadora Elizane F. Pelegrini,com a coordenadora de Educação Maria José Dias Pattini, e com a diretora Giseli Maria Teixeira.

A coordenadora do Projeto Justiça Restaurativa explicou aos pais dos alunos qual o objetivo, para que serve e como funciona o benefício do Programa Justiça Restaurativa. Já a psicóloga e a psicopedagoga orientaram os pais sobre assuntos que os próprios alunos levaram até elas, como a importância de pais presentes na vida dos filhos e os frequentes problemas com suicídio e depressão precoce por conta da falta de acolhimento no ambiente familiar.

Para o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, esse tipo de ação de fortalecimento dos vínculos escolares e familiares, melhora consideravelmente o rendimento dos alunos em salas de aula. "São ações que passam despercebidas ao olhar da população, mas são investimentos em ações dessa natureza que têm grande importância para os pais, alunos e professores. O rendimento escolar melhora e muito com esse fortalecimento dos vínculos escolares e familiares".

Os trabalhos da equipe de Justiça Restaurativa de Marapoama na Escola Faride Aborihan, foram realizados durante todo o mês de setembro. Os círculos foram realizados com todos os pais de alunos de todas as séries, desde o 1º ao 5º ano. No total foram realizados círculos em 10 salas de aulas.