Saúde e NASF de Marapoama realizam palestras para orientar estudantes sobre prevenção ao suicídio

Os estudantes da Escola Estadual Bento de Siqueira, em Marapoama, participaram da ação de educação em saúde da campanha nacional 'Setembro Amarelo', realizada pela Coordenadoria Municipal de Saúde e pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). O objetivo foi conscientizar professores e alunos sobre a importância de prevenir a depressão, uma das doenças que mais provocam suicídio no Brasil e em outros países. O evento contou com palestra com o tema: 'Prevenção do Suicídio' ministrada pela psicóloga Natalia.

Durante o trabalho na escola, a profissional levou informações aos estudantes sobre o tema, que foram alertados para um olhar mais atento ao próximo, ao colega na sala de aula e até a um familiar.

"Tentamos fazer com que eles compreendessem que não é apenas um profissional de saúde que pode identificar alguns sinais de pedido de ajuda, para evitar um eventual suicídio. Mas qualquer pessoa (família, amigos, vizinhos) que se propor a fazer a escuta, além do incentivo pela busca da ajuda profissional, ao perceber mudança de hábitos e comportamentos dessas pessoas", ressaltou a coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso.

De acordo com informações do site do 'Setembro Amarelo', nove em cada dez suicídios podem ser evitados. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.