Teve início em Marapoama a um novo sistema de coleta seletiva de lixo

O Setor Municipal de Meio Ambiente de Marapoama em parceria com a Empresa Recicla, deu início na última semana, em um novo sistema de coletiva seletiva de lixo. Na última terça feira, dia 03, todos os domicílios de Marapoama receberam um saco plástico de cor azul. Nesse saco plástico devem ser depositados papeis, papelão, jornal, livros, revistas em geral, garrafas plásticas, plásticos em geral e latinhas de alumínio e ferro. Ainda nesse início de trabalho, não serão recolhidos vidros.

A partir da próxima terça-feira, dia 10, a partir das 07:00 horas, terá início a coleta seletiva. Coloque o saco na porta e os catadores passarão recolhendo o saco com reciclável e deixando um novo saco azul para a coleta do reciclável na próxima semana.

De acordo com a responsável pelo setor de Meio Ambiente de Marapoama, a coleta seletiva é uma prática que vem sendo cada vez mais difundida nos município brasileiro, apesar disso, apenas cerca de 10% das cidades brasileiras já aderiram à prática. "Apesar da maioria da população não ter acesso à coleta seletiva em seu município, alguns materiais têm uma porcentagem grande de reciclagem, como é o caso das latas de alumínio, em que 90% do total produzido é reciclado, o que muito se deve aos catadores que vendem este resíduo para cooperativas e indústrias, aumentando a sua renda. Porém, outros produtos têm uma média de reciclagem de apenas 50%, justamente pela falta de coleta seletiva", disse Sonia, a responsável pelo Setor de Meio Ambiente, ao destacar que a forma como o descarte dos resíduos sólidos é realizado influência no processo da reciclagem. "Dependendo do método utilizado, fica difícil de reciclar o material. A separação dos resíduos nas casas é uma forma simples que já garante bons resultados. É essencial separar os materiais secos, como plásticos, papel, papelão, dos úmidos, como os restos de comida".

Há diversos benefícios da coleta seletiva e da reciclagem, como a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais. Além da menor poluição do solo, da água e do ar, melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes.

Como benefícios econômicos, podemos citar a diminuição de desperdícios, menos custos com produção, menor gasto com limpeza urbana, além de geração de empregos e renda por meio da reciclagem.

Apesar de a reciclagem ser cada vez mais difundida, é necessário um trabalho amplo de divulgação e implantação de novos projetos e um comprometimento de toda a população. O mundo está cada vez mais preocupado em adotar atitudes sustentáveis e a reciclagem é uma ótima solução para alguns dos problemas atuais.