Marapoama adere ao Julho amarelo e realiza testes rápidos para detectar hepatites virais

Para marcar o 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, e reforçar a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção destas doenças, a Coordenadoria Municipal de Saúde de Marapoama, por determinação do prefeito Márcio Perpetuo Augusto, aderiu a campanha denominada 'A Hepatite não pega'. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacina contra hepatite B, tendo como principal medida a prevenção da doença.

Em Marapoama, a campanha acontece ao longo de todo o mês de julho, de forma a trabalhar a prevenção da doença. Entre as ações a serem realizadas, aumentar o número pela procura de testes rápidos na Unidade de Saúde, disponibilizar acesso aos medicamentos de combate à doença para todos os pacientes diagnosticados, realização de palestras nos grupos de hipertensos e diabéticos, atualização da carteira nacional de vacinação e realização de atividades pedagógicas nas escolas da rede municipal e estadual.

As hepatites são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir de forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem.

É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata, mas se diagnosticada precocemente tem cura, e com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%. No caso da Hepatite tipo B existe vacina que previne.