Prefeitura de Marapoama adere ao Programa Nacional de Controle ao Tabagismo

Todos os anos, mais de sete milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças relacionadas ao consumo do tabaco. O número da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o combate ao tabagismo, que aumenta o risco do desenvolvimento de cardiopatias, câncer e diabetes.

Com o apoio do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Ministério da Saúde oferece tratamento gratuito aos dependentes em hospitais e unidades básicas de saúde como parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, aderiu ao programa e está disponibilizando medicamentos e acompanhamento de profissionais da Saúde para ajudar as pessoas que querem deixar o vicio de fumar. Para participar do programa de tratamento, o interessado deve procurar a Unidade de Saúde Central e falar com a famacutica Luziana ou com a enfermeira Maria Raquel, que estarão cadastrando os interessados para uma consulta com a Dra. Rita, que estará iniciando o tratamento com medicamentos e começando o acompanhamento médico.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneghesso, relatos de ex-viciados apontam que após varias tentativas mal sucedidas de largar o vício, tem tido resultados positivos através do Programa de Controle de Tabagismo.

A coordenadora explica que quando as dependências químicas, físicas e psicológicas começaram a roubar o sono, a tranquilidade e a concentração do viciado, já passou da hora de parar de fumar. "Relatos de ex-viciados explicam que as crises de abstinência parecem se tornar insuportáveis, o que dificulta o convívio social, mas que através da ajuda que o programa oferece tem aliviado essa crises e feito com que o processo para deixar o vício do tabagismo tem tido mais êxito".

A abordagem do fumante tem como eixo central intervenções cognitivas e treinamento de habilidades comportamentais, com objetivo de a pessoa parar de fumar e superar através da prevenção a recaída. "Em casos específicos, tem sido usado o apoio medicamentoso", lembrou Vanessa, ao destacar que o trabalho ocorre por meio de apoio profissional de saúde, que abordam temas relacionados ao tabagismo, orientando e motivando os interessados a deixar o vicio.