Prefeitura realiza mutirão contra a dengue

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 04, um mutirão de combate à dengue em todas as ruas da cidade. A ação envolve a equipe de combate a dengue e colaboradores.

O objetivo foi o de conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

"As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuvas são um combustível para ajudar e muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Prefeitura organizou o mutirão com toda a equipe, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue", disse a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso.

Todas as ruas da cidade receberão os agentes municipais de endemias, que inspecionaram os imóveis. Foram utilizados para recolher os materiais e transportar para o descarte correto. "É importante que as pessoas ajudem os agentes de endemias abrindo suas casas e não acumulado lixo dentro dos quintais ou nas calçadas".

Medidas para combater a dengue

A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.