Marapoama faz Dia ‘D’ vacinação contra a gripe: Quem pode tomar?

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 04, um Dia 'D' vacinação da gripe. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, teve inicio no último dia 10 de abril, e segue até o dia 31 de maio. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente  para os grupos prioritários.

Na primeira fase, que seguiu até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 01 e 06 anos incompletosgrávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha teve direito à vacina.

No último dia 4 de maio, sábado, aconteceu o Dia D. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos: Trabalhadores da saúde, Povos indígenas, Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), Idosos, Professores de escolas públicas e privadas, Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, Jovens sob medidas socioeducativas, Funcionários do sistema prisional, Pessoas privadas de liberdade, Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas), A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação. Mesmo fora das turmas prioritárias, é possível conseguir sua dose na rede privada - os valores vão de 100 a 200 reais.