Óleo de cozinha usado arrecadado em mutirão pelas ruas da cidade é recolhido

Os 898 litros de óleo de cozinha usado arrecadados no mutirão realizado em Maarapoama foram recolhidos essa semana pela J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, empresa parceria da Prefeitura na ação ambiental que colabora para melhorar os índices de qualidade ambiental do município. Todo óleo de gordura recolhido é encaminhado para a fabricação de biodiesel. Com isso, é possível contribuir com o meio ambiente, com a qualidade de vida da população, evitando a contaminação e riscos à saúde.

A ação foi executada de forma a atingir a totalidade dos munícipes, empresas e instituições de Marapoama. O intuito da campanha foi conscientizar os parceiros sobre a importância de um bom gerenciamento de resíduos do óleo de cozinha usado, lembrando do impacto ambiental e na saúde da população. "Com o mutirão ninguém tem desculpas para não separar o óleo e dar sua destinação correta. Percebemos que com o mutirão a entrega de óleo usado aumentou e muito", disse a encarregada do Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai.

O prefeito Marcio Perpetuo Augusto orienta que o óleo deve continuar sendo armazenado e não jogado nos ralos de pias e tanques. "A população deve continuar separando o óleo de cozinha usado. Quando os recipientes estiverem cheios, pode levar até o Prédio da Prefeitura Municipal que o Setor de Meio Ambiente recolhe o óleo usado, entrega o óleo novo e encaminha o óleo recolhido de forma correta", destacou.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml.

"Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais", lembrou a responsável pelo Setor de Meio Ambiente.

O Ponto de Troca Permanente está localizado no Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141, Prédio da Prefeitura Municipal. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca devem procurar o Setor de Meio Ambiente para maiores informações.