Prefeitura de Marapoama envia 581 lampadas fluorescentes para reciclagem

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor Municipal de Meio Ambiente, enviou para reciclagem 581 lâmpadas fluorescentes entregues pelos moradores e estabelecimentos comerciais e na Prefeitura Municipal. A retirada aconteceu na última semana, pela empresa ECO 1000. "O descarte de lâmpadas deve ser feito sempre corretamente para a separação de materiais tóxicos nelas contido, como o mercúrio, para evitar que cheguem ao solo e rios", afirma a responsável pelo Setor de Meio Ambiente Sonia Scaldelai.

Ao chegar na empresa ECO 1000, os processos de descontaminação e reciclagem das lâmpadas variam de acordo com o modelo do produto. Basicamente, separam-se os terminais e componentes de alumínio, soquetes plásticos, e estruturas metálicas e eletrônicas do vidro em forma de tubo, cilindro ou outro formato e do pó fosfórico, que é o pó branco contido no interior da lâmpada e, principalmente, do mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar. Todos os processos ocorrem por meio de equipamentos instalados sob condições especiais e em ambiente controlado, para que não haja fuga de vapores, e a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos. Posteriormente, os principais subprodutos de uma lâmpada são o alumínio, vidro, soquetes, pó e mercúrio, que podem ser reaproveitados.

"Agradecemos aos moradores que levam suas lâmpadas queimadas e estão evitando danos ao meio ambiente. A entrega pode ser realizada durante todo o ano", explica Sonia, ao destacar que os pontos de entrega são a Prefeitura Muncipal e a Eletroluz.