Campanha para troca de óleo de cozinha em Marapoama arrecadou 1.883 litros em 2018

A campanha para troca de óleo usado por novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através da Setor de Meio Ambiente, arrecadou durante o ano de 2018, 1.883 litros de óleo usado. A declaração foi entregue para Prefeitura na última semana, pela empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais responsável pela destinação correta do óleo usado.

A campanha, 'Troque seu Óleo de Cozinha Usado por Óleo Novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml nova.

"Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais", disse o prefeito Márcio Perpetuo Augusto. Segundo ele, que implantou o programa em Marapoama e é um grande apoiador e incentivador da ação, dados apontam que através de um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes. "Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel".

O óleo de cozinha deve ser separado. Quando descartado pelo ralo da pia ou vaso sanitário, forma uma crosta que entope a tubulação de esgoto, causando transtornos e prejudicando o meio ambiente.

Para viabilizar ainda mais a ação e torná-la ainda mais concreta no mês de dezembro de 2018, a Prefeitura, através do Setor de Meio Ambiente realizou um mutirão pelas ruas da cidade para coletar os litros de óleo usado e entregar o óleo novo. Através da ação foram arrecadados cerca de 390 litros de óleo usado.

O Ponto de Troca Permanente está localizado no Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141, Prédio da Prefeitura Municipal. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca devem procurar o Setor de Meio Ambiente para maiores informações.