Prefeitura de Marapoama apresenta resultado da castração gratuita de cães e gatos

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, apresentou nesse mês de dezembro os resultados dos procedimentos de castração gratuita de cães e gatos. A responsável pelo setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, alertou que os primeiros beneficiários foram as famílias de baixa renda e que tinham fêmeas, mas a iniciativa também aos poucos foi contemplando os animais de rua, as pessoas acumuladoras de animais e os machos. "Realizamos uma média de quatro procedimentos cirúrgicos por mês. Primeiro com as fêmeas e depois com os machos", explicou.

O prefeito Márcio Perpetuo Augusto destacou a importância da iniciativa, na diminuição da população de animais abandonados. "Na medida em que você diminuiu a quantidade de animais que vão se reproduzir, consequentemente diminui-se a quantidade de animais abandonados", lembrou o prefeito, ao observar que os proprietários dos animais recebem orientações da equipe de profissionais, sobre os cuidados com o animal. "Os animais chegam em jejum e antes da cirurgia são feitos os exames para avaliação do estado clínico geral do animal e na sequência é iniciada a esterilização, vacinação, vermifugação e castração. Ao final os proprietários dos animais recebem toda a orientação para cuidar do animal".

O Programa de Castração gratuita atende a uma Lei Municipal 853/2018, de autoria do prefeito Márcio Perpetuo Augusto e aprovada por todos os nove atuais vereadores.