Prefeitura de Marapoama apresenta nova equipe de Combate à Endemias

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, apresentou no inicio desse mês de novembro a nova equipe de Combate a Endemias, para o combate principal do mosquito Aedes Aegypit. A equipe com um efetivo de 04 agentes já estão fazendo a coleta de matérias inutilizados, eliminação de criadouros, tratamento com larvicida e borrifação de inseticida com equipamento de ultra baixo volume que é uma borrifação costal, para o combate ao mosquito nos pontos mais críticos do município.

Conforme a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, a nova equipe está preparada para realizar os trabalhos realizados contra o Aedes Aegypti e nas outras ações essenciais para a saúde da população. "O Agente de Endemias é um profissional fundamental para o controle de doenças endêmicas, o trabalho consiste em realizar vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Essa nova equipe irá ampliar alguns trabalhos realizados como a inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados, essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e leishmaniose", destacou Vanessa.

Segundo ela, o objetivo é o de verificar a qualidade da água e realizar a distribuição de material educativo. "Esses novos contratados vão contribuir também para um bom trabalho socioeducativo bem como de prevenção de doenças", disse Vanessa, ao destacar que esses novos agentes de endemias vão continuar o trabalho já realizado em Marapoama. "Os novos agentes já estão na ativa combatendo não somente a dengue, e sim todas as outras endemias que atingem nosso município".