Nova equipe de agentes comunitários de saúde inicia trabalho casa a casa em Marapoama

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, informa aos moradores do município, que 07 novos agentes comunitários de saúde (ACSs), já iniciaram os trabalhos no inicio desse mês de novembro.

Os agentes foram divididos em equipes para cobrir todo o perímetro do município. O trabalho dos agentes de saúde nesse primeiro momento consiste em continuar as visitas a todas as residências do município, para continuar o atendimento realizado aos moradores.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso, os agentes estarão devidamente identificados e na abordagem aos moradores eles vão continuar os trabalhos que já eram realizados e fazer um novo relatório com as informações das pessoas que residem em cada um dos endereços. "É importante que a população receba nossos agentes e preste corretamente as informações para podermos desenvolver da melhor maneira possível nossas políticas de saúde e prevenção. Qualquer dúvida sobre a identidade dos agentes, basta a pessoa ligar para a coordenadoria de Saúde ou para Prefeitura Municipal para confirmar os dados", disse a Vanessa, ao destacar que o Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. "Um Agente Comunitário de Saúde participa, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde", explicou Vanessa.

Ela ainda explicou que está sob as responsabilidades de um Agente Comunitário de Saúde atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde. "Para que o profissional tenha um bom desempenho é essencial que a comunidade os receba e lhes passem as informações necessárias para obter os serviços de atenção básica à saúde. "O mais importante é a interação entre o agente de saúde e as famílias".