Campanha para troca de óleo de cozinha arrecadou 388 litros no mês de outubro

A campanha para troca de óleo usado por novo, organizada pela Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, arrecadou nesse último mês de outubro 388 litros de óleo usado. Desse total, 340 foi entregue pela população e 48 pelos comerciantes do município.

Para o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, todas as ações ambientais são apoiadas pelo seu governo, uma vez que todas visam promover atitudes sustentáveis. A campanha de troca de óleo conta com o apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, que subsidia o óleo limpo para troca e recolhe todo o óleo usado recolhido pela Prefeitura para dar destino adequado.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml.

"Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais", disse a chefe do setor de Meio Ambiente da Prefeitura, Sonia Cristina Dias Scaldelei. Segundo ela, os dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes. "Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel".

O ponto de troca está localizado no Prédio da Prefeitura Municipal, rua XV de Novembro, 141. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca deverão procurar a Coordenadoria do Meio Ambiente para maiores informações.