Prefeitura de Marapoama inicia a castração gratuita de cães e gatos

A Prefeitura de Marapoama iniciou no mês de julho os primeiros procedimentos de castração de cães e gatos. A responsável pelo setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, esteve presente durante os dias procedimentos.

Segundo ela, os primeiros beneficiários são as famílias de baixa renda e que tenham fêmeas, mas a iniciativa também aos poucos vai contemplar os animais de rua, as pessoas acumuladoras de animais e os machos. "A previsão é realizar quatro procedimentos cirúrgicos por mês. Primeiro com as fêmeas e depois com os machos", explicou.

O prefeito Marcio Perpetuo Augusto lembrou que o Programa de Castração atende a uma Lei 853/2018, de sua autoria, indicada pelo vereador Dirceu Pardim e aprovada por todos os demais vereadores. O prefeito falou sobre a importância da iniciativa, na diminuição da população de animais abandonados. "Na medida em que você diminuiu a quantidade de animais que vão se reproduzir, consequentemente diminui-se a quantidade de animais abandonados", observou o prefeito, ao destacar que os proprietários dos animais recebem orientações da equipe de profissionais, sobre os cuidados com o animal. "Os animais chegam em jejum e antes da cirurgia fazemos os exames para avaliação do estado clínico geral do animal e na sequência é iniciada a esterilização, vacinação, vermifugação e castração. Ao final os proprietários dos animais recebem toda a orientação para cuidar do animal".

Os primeiros proprietários que tiveram seus animais castrados destacaram a importância da iniciativa da Prefeitura de Marapoama, na diminuição da população de animais abandonados. "Existem muitos cachorrinhos morando nas ruas e este programa vai colaborar para que este número diminua", disseram. "Sem esta iniciativa eu não poderia pagar por um procedimento de castração do meu animal", completaram.

Os interessados devem procurar o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Marapoama para receber as orientações e saber se está enquadrado dentro do que define a Lei.