Prefeitura de Marapoama investe em equipamentos de Hidroterapia e Hidroginástica

A prefeitura de Marapoama investiu em novos equipamentos para Hidroterapia e Hidroginástica. Os equipamentos já estão à disposição e vão auxiliar os usuários que necessitam fazer a fisioterapia na água, pelo fato de não haver impacto.

De acordo com as informações, a hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo em que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água permite o relaxamento muscular e o alívio da dor. Entre os benefícios da hidroterapia, incluem fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, melhora da circulação sanguínea, assim como diminuição da dor e do estresse.

Já a hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas que tem como objetivo a manutenção profilática da saúde. Ele melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de proporcionar um gasto calórico, dependendo da intensidade em que o praticante realiza os exercícios. A prática da hidroginástica pode levar ao menor impacto nas articulações, menor esforço nos movimentos e sensação de conforto causada pela água. A hidroginástica é indicada como atividade anaeróbica, pura e simples, e também indicada para aqueles que dela realmente precisam incluindo os portadores de problemas de peso, os mais diversos.

Segundo o prefeito Marcio Perpetuo Augusto, que autorizou a compra dos novos equipamentos, os investimentos são voltados para oferecer o melhor ao cidadão. "Todas as intervenções e ampliações de serviços que fazemos na área de saúde, tem sempre a preocupação de levar o melhor resultado para a população", disse o prefeito, ao destacar que os novos equipamentos darão mais qualidade aos trabalhos da equipe que cuidam da Hidroterapia e Hidroginástica. "A aquisição dos equipamentos facilita o atendimento aos usuários".

A equipe de Hiroterapia e Hidroginastica conta com as fisioterapeutas Thaísa Zaneti Caretta Callegari e Lucelene Paschoal e da educadora física Walkíria Regina Cossari.