Marapoama assina convênio e vai receber dois ônibus do FNDE

Em cerimônia na Câmara Municipal de Santa Adélia, com a presença do diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), Manuel Dernival Santos Neto, dos ex-prefeitos de Santa Adélia e Olímpia, atuais assessores do deputado Federal Rodrigo Garcia (DEM), Marcelo Herculin e Geninho Zuliane, respectivamente, e dos prefeitos das 16 cidades da região de Catanduva, o prefeito de Marapoama, Márcio Perpetuo Augusto, assinou o termo de adesão que contempla Marapoama com dois ônibus escolares do Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível.

O investimento para Marapoama foi de 456 mil reais, sendo o valor de 228 mil reais cada um dos ônibus que se apresentam como uma oportunidade para os municípios ampliar o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular e a oferta do atendimento educacional especializado, de forma complementar ou suplementar, garantindo a transversalidade da educação especial em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.

Para o prefeito Marcio, a conquista dos dois ônibus são de suma importância para Marapoama, que poderá substituir dois ônibus antigos que constantemente estão precisando de consertos, também abre espaço para a Prefeitura vender esses ônibus e investir na aquisição de duas peruas Kombi e cumprir o compromisso de deixar a frota escolares composta por veículos novos. "Essa é uma grande conquista para Marapoama. Quero agradecer de público e o trabalho do ex-prefeito de Santa Adélia, Marcelo Herculin e do ex-prefeito de Olímpia, Geninho Zuliane, que atualmente estão na assessoria do deputado Federal Rodrigo Garcia e do próprio deputado Rodrigo Garcia que intercedeu e lutou para que Marapoama pudesse receber esses dois ônibus escolares".

Os veículos, segundo o diretor do FNDE, Manuel Dernival Santos Neto, serão entregues diretamente nos municípios, evitar problemas com o transporte e cobertura do seguro. Ele ainda destacou, que a entrega dos veículos estão prevista para os próximos 30 dias.

Durante o processo de concepção do Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível, foi colocado o desafio de criar um veículo com a possibilidade de adaptação ou de adequação do mobiliário e das instalações dependendo da quantidade de estudantes com deficiência ou restrição de mobilidade a serem beneficiados com o veículo em cada município.

Depois de identificado que os modelos existentes não atendiam aos desafios propostos, foi necessária a compreensão dos conceitos fundamentais, buscados a partir de conversações com representantes da educação especial, Inmetro e também com os diversos fabricantes desses veículos, investiu-se, então, no desenvolvimento de um novo conceito de ônibus, que atendeu a duas premissas: mobilidade e multifuncionalidade.

O veículo possui equipamentos e mobiliários necessários para apoio aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, como os seguintes:

O projeto consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via transferência direta com termo de compromisso firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.