NASF realiza projeto com alunos das escolas Faride Aborihan e Bento Siqueira

A fim de debater questões relacionadas à saúde, alimentação correta, importância da prática esportiva, cidadania e respeito, drogas, saúde bucal, sexualidade e DSTS, a equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Unidade Básica de Saúde, está desenvolvendo um projeto com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Faride Aborihan e Escola Estadual Bento Siqueira.

Os encontros acontecem nas salas de aulas e no pátio da escola e têm como objetivo tratar sobre a importância do respeito à escola, aos professores e colegas de classe, além de abordarem temáticas relativas à cidadania, direitos e deveres, informações nutricionais, prática esportiva, atividades de lazer, drogas, saúde bucal, sexualidade e DSTS.

Para a coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso, as rodas de conversa com as crianças têm dado abertura para que elas tirem suas dúvidas sobre diversos temas. "Os encontros têm fortalecido a comunicação e o bom comportamento dos alunos. Eles se sentem queridos e percebem os  serviços públicos mais próximos, porque são os profissionais da Unidade de Saúde que vai até a escola conversar e passar orientações. Está sendo muito bom para os alunos", disse Vanessa, ao destacar que o objetivo central do projeto é melhorar a qualidade das relações sociais dos alunos, estimulá-los a terem uma vida mais saudável, a praticarem esportes e atividades de lazer que ajudam na manutenção da saúde e do peso. "As conversas podem ajudar a prevenir futuros transtornos de saúde e, principalmente, de comportamento".

As ações fazem parte de uma decisão da Prefeitura Municipal, através de uma parceria estabelecida entre a Coordenadoria Municipal de Educação com a Coordenadoria Municipal de Saúde através do Nucleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).