Saúde de Marapoama alerta pais e mães e responsáveis para verificar manchas na pela das crianças

Através das escolas da Rede Municipal de Educação, a Coordenadoria de Saúde de Marapoama está alertando os pais, mães e responsáveis pelos alunos, para que se atentem aos recados enviados através das crianças. Marapoama participa da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, que acontece nesse primeiro semestre do ano letivo de 2018, em conjunto com as escolas públicas de todos os municípios de brasileiros.

Essa ação, tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e dos contatos domiciliares, além de exame parasitológico de fezes, para esquistossomose, tratamento dos escolares e se indicado tratamento dos conviventes ou coletivo.

Os comunicados estão sendo encaminhados pelos alunos, para que mães, pais e responsáveis façam uma primeira análise no corpo das crianças para observar se existem manchas que devam ser encaminhadas ao Posto de Saúde para exames médicos.