Campanha para troca de óleo de cozinha completa 1 ano com arrecadação de 2.438 litros de óleo usado

A campanha para troca de óleo de cozinha usado por óleo novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, completa no próximo mês de maio um ano. Durante o período, 2.438 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados e tiveram o seu descarte de forma correta. De acordo com as pesquisas, com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

"Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, sabão, detergente e produção de farinha básica para ração animal e biodiesel", disse o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, apoiador e incentivador da campanha.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml.

O ponto de troca está localizado na Prefeitura Municipal, onde está instalado o Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca deverão procurar o Setor do Meio Ambiente para maiores informações.

Nesse último mês de Abril, 410 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados e tiveram o seu descarte de forma correta.