Campanha para troca de óleo de cozinha arrecada 130 litros de óleo em Março

A campanha para troca de óleo usado por novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, arrecadou nesse mês de março, 130 litros de óleo usado. A ação que visa promover atitudes sustentáveis, conta com o apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml. Se descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais.

O ponto de troca está localizado na Prefeitura Municipal, onde está instalado o Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141. A cada litro de óleo de cozinha usado retirado do meio ambiente, deixa-se de contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Além de auxiliar no não entupimento  das instalações hidráulicas dos imóveis e tubulações urbanas, o que obstrui galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

O óleo de cozinha usado recolhido de maneira adequada pode ter diversos fins, como por exemplo, a confecção de sabão, detergente e produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca deverão procurar o Setor do Meio Ambiente para maiores informações.