Alerta: Marapoama registrou um caso de transmissão da Febre Chikungunya

A Coordenadoria Municipal de Saúde confirmou, na manhã da última quinta-feira, dia 14, um caso de transmissão da febre chikungunya em Marapoama. O diagnostico com os sintomas são de um morador da área urbana do município.

Diante da confirmação do primeiro caso da doença no município, a Prefeitura colocou nas ruas da cidade o carro nebulizador para matar os mosquitos transmissores da Dengue, Febre Amarela e Febre Chikungunha, no entanto, a Coordenadoria de Saúde alerta os moradores para intensificar os cuidados em seus imóveis, evitando deixar água parada.

A coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso voltou a fazer um apelo sobre a extrema importância da população se conscientizar sobre o problema, combatendo os criadouros do mosquito e não jogando lixo nas ruas, avenidas e em terrenos.

Ela ainda destacou o fator climático, uma vez que chuvas e altas temperaturas são condições ideais para a proliferação do mosquito. Vanessa também explicou que a Prefeitura esta empenhada e tomando todas as medidas cabíveis para evitar que a doença se alastre, no entanto, é preciso a população fazer a sua parte. "Já organizamos ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o município. Vamos trabalhar para não deixar o mosquito nascer", advertiu a coordenadora de Saúde, ao destacar que o mosquito Aedes aegypti é silencioso e está cada vez mais resistente, proliferando em água limpa ou suja, parada ou corrente e até em fezes.

Os principais sintomas são febre alta, acima de 39 graus, de início rápido, e dores intensas nas articulações dos pés e mãos. Também podem ocorrer dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. Não existe vacina ou tratamento específico para chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre e as dores articulares. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente, que deve beber bastante líquido.