Campanha para troca de óleo de cozinha arrecada 110 litros de óleo em Fevereiro

A campanha para troca de óleo usado por novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, arrecadou nesse mês de fevereiro, 110 litros de óleo usado. A ação que visa promover atitudes sustentáveis, conta com o apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml. Se descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. De acordo com as pesquisas, com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

"Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, sabão, detergente e produção de farinha básica para ração animal e biodiesel", disse o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, apoiador e incentivador da campanha.

O ponto de troca está localizado na Prefeitura Municipal, onde está instalado o Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca deverão procurar o Setor do Meio Ambiente para maiores informações.