Campanha para troca de óleo de cozinha arrecadou 600 litros em janeiro

A campanha para troca de óleo usado por novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou no mês de janeiro 600 litros de óleo usado. A ação que visa promover atitudes sustentáveis, conta com o apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml.

"Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais", disse o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, ao destacar que o aumento nesse primeiro mês de janeiro se deu por conta de comerciantes da cidade ter recolhido o óleo para fazer a troca. "Nesse mês um comerciante da cidade recolheu todo óleo utilizado em seu estabelecimento e fez a troca".

Apoiador e incentivador da campanha, o prefeito lembra que os dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

O ponto de troca está localizado no Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141, Prédio da Prefeitura Municipal. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca devem procurar o Setor de Meio Ambiente para maiores informações.