Prefeitura de Marapoama entra na campanha ‘Janeiro Roxo’ contra a Hanseníase

A Prefeitura de Marapoama, através de sua Coordenadoria Municipal de Saúde está desenvolvendo ao longo deste mês de janeiro, a campanha 'Janeiro Roxo'. Uma grande mobilização de saúde preventiva e luta contra a Hanseníase que acontece simultaneamente em todo mundo.

Segundo a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, o objetivo é promover ações de divulgação e alertas à sociedade sobre os sinais e sintomas da doença, e incentivar a procura pelos serviços públicos de saúde.

Está sendo feito atendimento direcionado nas Unidades Básicas de Saúde, veiculação de informes nos veículos de comunicação da cidade, panfletagem e atividades de educação em Saúde que favoreçam a redução do estigma e do preconceito sofrido pelas pessoas acometidas pela doença.

"É importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura e que o tratamento é gratuito, e está disponível em todas as unidades básicas de saúde", salientou Vanessa.

A hanseníase é doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria Mycobacterium leprae e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar as incapacidades e as seqüelas.

Qualquer mancha na pele ou área de pele aparentemente normal, mas com alteração de sensibilidade, pode ser hanseníase. Neste caso o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde de seu bairro para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.

Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.