Marapoama realizou a Semana de Mobilização de Combate ao mosquito da dengue

A Semana de Mobilização de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, que começou na segunda-feira (04), mobilizou alunos e professores das escolas municipais, além dos Agentes de Endemias, numa ação em conjunto contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunha e Febre Amarela. A ação, realizada pela Coordenadoria Municipal de Saúde, passou pelas escolas municipais, onde foi realizadas gincanas. Durante as Gincanas foram distribuídos prêmios para quem recolhesse o maior número de materiais recicláveis das ruas.

Além de gincanas, durante a semana de mobilização os alunos participaram de palestras educativas, com informações sobre os procedimentos que devem ser tomados para se evitar essas doenças. Os agentes de endemias também organizam mutirões de limpeza e ensinam como identificar possíveis criadouros do mosquito. A semana de mobilização terminou na sexta-feira, dia 08, com um resultado positivo das ações.

Como se proteger - A melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos de larvas. O uso de inseticidas, por exemplo, não é uma boa forma de eliminar o Aedes Aegypti adulto, já que estas substâncias estão gerando mosquitos resistentes. Além disso, o uso de inseticidas causa sérios danos à natureza. As contra indicações são as mesmas no caso de uso em larvas.

Sendo assim, a melhor maneira de combater o mosquito adulto é eliminar as águas paradas, ou seja, os criadouros do mosquito. Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam e assim, a população de mosquitos adultos vai sendo reduzida até não representar mais perigo. Porém, existe uma série de medidas que se não impedem a transmissão da dengue, chikungunya e zika, pelo menos a dificulta.