Novembro Azul mobiliza Coordenadoria Saúde em torno da saúde do homem

A exemplo do 'Outubro Rosa', iniciativa que marcou as ações de cuidado com a saúde da mulher, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a saúde do homem. A campanha 'Novembro Azul' chama a atenção à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outras doenças bastante incidentes no público masculino como hipertensão e diabetes.

A Coordenadoria de Saúde de Marapoama, através da unidade saúde, durante este mês de novembro, estará oferecendo testes rápidos, palestras e orientações de prevenção de câncer de próstata, para toda população masculina acima de 40 anos. Se através do teste rápido avaliar que exista alterações, os pacientes serão encaminhados para exames mais aprofundados e atendimento com urologista.

"Na maioria das vezes, o homem não vai ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, vai por insistência da esposa ou dos filhos", disse a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, ao destacar que é preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial. "O preconceito pode matar, por isso é muito importante que se faça os exames".

O que é câncer de próstata?

É o câncer que ocorre na próstata - uma pequena glândula em forma de noz que envolve a uretra masculina logo abaixo da bexiga urinária, podendo ser sentida através do exame de toque retal.  Sua principal função é armazenar e secretar um fluido claro que constitui 10% a 30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen.

O câncer de próstata é um dos mais frequentes tipos de câncer masculino. Este tumor geralmente tem crescimento lento e inicialmente fica confinado a esta glândula, local onde às vezes pode não causar sintomas ou danos sérios. O câncer de próstata tem cura e esta pode ser alcançada com o devido tratamento. Há maiores chances de cura quando a doença é diagnosticada ainda no início.