Campanha de vacinação de cães e gatos termina neste sábado (23)

Termina neste sábado, dia 23, a campanha vacinação antirrábica de cães e gatos da Coordenadoria Municipal de Saúde. O vacinador estará na Praça da Matriz, das 08 às 13 horas para imunizar os animais e manter o controle epidemiológico.

A campanha, coordenada pela Coordenadoria Municipal de Saúde, teve início no inicio do mês e já vacinou cerca de 1.500 animais, sendo que a expectativa é de vacinar dois mil animais.

A equipe está realizando a vacinação em Postos Fixos, com o objetivo de evitar casos de raiva, uma doença quase sempre letal que também pode ser transmitida para o homem.

A Coordenadoria de Saúde alerta que após o término desta campanha não haverá mais a vacinação em Postos Fixos, por isso, os cuidadores de animais que levou seu animal para vacinar vai ter dificuldades para conseguir imunizar seu animal.

Sobre a Raiva

A raiva é uma doença infecciosa, transmitida ao homem pelo vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente por meio de mordeduras. A doença provoca uma encefalite progressiva e aguda, sem tratamento e que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos.
Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.