Prefeitura vai trazer em Marapoama a carreta do programa ‘Mulheres de Peito’

A Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, vai trazer em Marapoama, a carreta do programa 'Mulheres de Peito', para realizar atendimentos gratuitos em teste de ultrassom e mamografia. A carreta estará no município em setembro e realizará os atendimentos do dia 11 ao dia 16. Mulheres que fizeram o último teste há mais de dois anos ou que tenha idade entre 50 e 69 anos devem marcar os exames no Posto de Saúde com Maria Raquel ou Vanessa Meneguesso, sem necessidade de pedido médico. Além das mulheres com idade entre 50 e 69 anos, em Marapoama serão atendidas também as mulheres entre 35 a 49 anos.

A iniciativa da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde  (SUS) em todo o Estado.

Os atendimentos nas unidades móveis do programa contam com  equipes compostas por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

O funcionamento do serviço estará disponível das 9h às 18h, do dia 11 (segunda-feira) a 15 de setembro (sexta-feira) e no dia 16 (sábado) no horário entre 9h e 13h. Já o agendamento dos exames devem ocorrer no Posto de Saúde das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.

Estrutura
Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

As carretas do Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.