Prefeitura renova convênio com Hospital de Barretos para prevenção do câncer do colo de útero

A Prefeitura de Marapoama renovou na última segunda-feira, dia 10, o convênio com o Hospital do Câncer de Barretos, para a coleta do papanicolau e prevenção do câncer do colo de útero. A assinatura aconteceu entre o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, a coordenadora de Saúde, Vanessa Rota, e coordenador de Prevenção do Câncer de Colo do Útero, Biomédico Marcelo Almeida.

O convênio com o Hospital do Câncer de Barretos, possibilita que todo material coletado pela Unidade Básica de Saúde, através do SUS - Sistema Único de Saúde - seja encaminhado ao setor de prevenção de Câncer de Colo do Útero de Barretos, para a emissão do diagnóstico dos exames e os devidos acompanhamentos em casos de alteração.

Todas as mulheres que desejam fazer o exame preventivo devem procurar a Unidade Básica de Saúde.

Câncer

O câncer do colo do útero, ou cervical, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Para detectar as lesões precursoras do câncer cervical precocemente, é necessário realizar o exame Papanicolaou pelo menos uma vez ao ano. O teste preventivo é indicado a toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que está entre 25 e 64 anos.