Máquinas e veículos da Prefeitura recebem selo de controle de poluição

Todos os veículos e máquinas movidos a óleo diesel pertencentes ao Poder Público e prestadores de serviços da Prefeitura passaram nos últimos dias 27 e 28 de junho, por um diagnostico para receber o os Selos de Controle de Poluição Atmosférica. O trabalho, realizado pelo setor de Meio Ambiente, com apoio do Almoxarifado Municipal, é uma das diretivas do programa estadual Município Verde Azul.

Os veículos passaram por avaliação ambiental com uso da Escala de Ringelmann, para medir o grau de enegrecimento da emissão de fumaça preta. Do total avaliado, todos apresentaram emissão de fumaça em conformidade com padrões legais.

A atividade de controle da poluição atmosférica segue as determinações para minimizar as emissões de fumaça preta no município. "É preciso realizar ações e medidas para reduzir as emissões de poluentes e consequentemente preservar o meio ambiente", declarou o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, ao destacar que determinou a fiscalização da emissão excessiva de fumaça preta, oriunda de máquinas e veículos automotores a óleo diesel, semestralmente. "A Prefeitura, através do setor de Meio Ambiente vai manter o registro destas avaliações efetivadas, constando as placas e número de identificação da frota, as datas das avaliações e das regulagens e os resultados obtidos", explicou Marcio. E, completou, "O documento com o resultado destas avaliações também serão encaminhados semestralmente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente".

Escala de Ringelmann

É um cartão com disco impresso com um furo no meio em forma de pentágono dividido em cinco setores, cuja coloração varia do cinza claro ao preto. O setor cinza mais claro é chamado "20% de opacidade" ou "grau I" da Escola. A segunda, com cinza um pouco mais escuro é chamada de grau 2, com 40% de opacidade e assim sucessivamente até atingir a cor preta, considerado grau 5 com 100% de opacidade.

Município Verde Azul

O setor de Meio Ambiente de Marapoama, por determinação do prefeito, está desenvolvendo um trabalho para atender as diretrizes do Programa Município Verde Azul. O resultado será conhecido já no próximo ano com a classificação é feita pelo Governo do Estado de São Paulo determinando a posição dos municípios que desenvolvem ações de destaque na área ambiental.