Em um mês Campanha de Troca de Óleo recolhe 238 litros

Em um mês a campanha de troca de óleo de cozinha usado por novo recolheu 238 litros. Promovido pela Prefeitura, através do Setor de Meio Ambiente, a campanha tem alcançado bons resultados na coleta do óleo de cozinha e na conscientização da população. Em um mês após o lançamento da campanha através de panfletos, faixas, propaganda de radio e jornal, a coleta de óleo retirou do Meio Ambiente 238 litros de óleo usado.

O óleo de cozinha deve ser separado porque, quando descartado pelo ralo da pia ou vaso sanitário, forma uma crosta que entope a tubulação de esgoto, causando transtornos e prejudicando o meio ambiente. Para minimizar esses problemas, a Prefeitura, através do Setor de Meio Ambiente, implantou a traça de 4 litros de óleo de cozinha usado, por uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.

Para descartar o óleo de maneira correta, deixe esfriar, coloque-o em uma garrafa PET de 2 litros, limpa e seca com auxílio de um funil, ao ajuntar duas garrafas de dois litros, leve até o Setor de Meio Ambiente e troque por uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo. A ação que visa promover atitudes sustentáveis, conta com o apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

"Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais", disse o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, apoiador e incentivador da campanha. O prefeito voltou a destacar que os dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes. "Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel".