Meio Ambiente lança campanha para troca de óleo de cozinha

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, realiza mais uma ação que visa promover atitudes sustentáveis. Com apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, implanta a campanha "Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo".

A cada 04 litros de óleo usado, poderá ser trocado por uma garrafa de óleo de 900 ml. O ponto de troca é na Coordenadoria de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 530, próximo ao Supermercado Fernandes.

Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins como, por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca deverão procurar a Coordenadoria do Meio Ambiente para maiores informações.