Saúde realiza campanha de alerta para a importância de medir a pressão arterial

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se conhecer e entender os valores da pressão arterial, a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, realizou a partir do dia 26 de Abril, Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, uma campanha de conscientização na Praça Bom Jesus.

Os profissionais da Saúde do município, se instalaram em uma barraca para disponibilizar aos interessados a aferição de pressão arterial, avaliação corporal e teste de glicemia.

A doença, mais conhecida como pressão alta, é uma condição crônica em que a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantém elevada. Muitas pessoas possuem pressão alta durante anos, sem ter conhecimento disso. Na maioria das vezes, a patologia não apresenta sintomas, porém quando permanece sem tratamento, causa danos nas artérias e os órgãos vitais do corpo.

Segundo as estatísticas nacionais, a hipertensão atinge em média 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta.

O melhor jeito de prevenir surpresas é conhecer os níveis da sua pressão arterial. Para saber esse valor é muito fácil: basta pedir ao seu médico, de qualquer especialidade, durante consulta de rotina, que afira sua pressão arterial. As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.