Em audiência com presidente da FDE João Cury, prefeito Márcio pede liberação da Creche/Escola

O prefeito Márcio Perpétuo Augusto, participou de uma audiência com o presidente da FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação, João Cury Neto, na tarde da última terça feira, dia 17. Durante o encontro, o prefeito apresentou toda a documentação que tramita na FDE desde o último ano, solicitando a construção de uma Creche/Escola no município.

Segundo o prefeito, o FDE já aprovou o terreno disponibilizado pela Prefeitura, o projeto executivo para construção do prédio está pronto e todas as exigências foram cumpridas e que só está faltando assinar o convênio e a liberar a obra. "Minha solicitação ao João Cury, presidente da FDE, é que ele nos ajude a conquistar essa grande obra. Todo tramite burocrático está realizado, só falta a liberação para iniciar a obra", disse o prefeito, ao destacar que hoje as crianças ocupam uma casa aluga pela Prefeitura, que por ser um imóvel residencial, não tem todas as características necessária para abrigar uma creche. "Sinto que ganhamos um grande aliado para essa nossa reivindicação. O presidente da FDE, que já foi prefeito em Botucatu, entendeu as dificuldades que estamos enfrentando e demonstrou que vai nos ajudar nessa conquista".

João Cury, presidente da FDE, disse que passou da hora de Marapoama receber uma creche/escola através do PAEM - Programa Ação Educacional Estado - Município. "Tem cidades que recebeu duas, três e até sete creche/escola através do PAEM", disse o presidente, ao lembrar que quando era prefeito de Botucatu enfrentava o mesmo problema de Marapoama. "Um dos critérios utilizados pelo programa é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Sempre lutei contra esse critério, pois acredito que quem melhora seu município não pode ser penalizado e sim premiado. Por isso vamos lutar para liberar essa obra para Marapoama".

Julio Ramos, assessor do presidente do FDE, lembrou que na região de Catanduva, apenas três municípios não receberam uma creche/escola através do PAEM; Marapoama, Urupês e Paraíso. "Queremos muito mudar essa lógica e vamos trabalhar para que os municípios com interesse em receber uma creche/escola, possa ser contemplado".

O programa Creche Escola objetiva auxiliar os municípios e aumentar o número de vagas na Educação Infantil, por meio de convênios firmados com as prefeituras. Na iniciativa, a Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços.

As unidades de Creche/Escola, contam com berçários, fraldários, lactários, refeitórios e toda a infraestrutura necessária para atender crianças entre 0 e 6 anos.